segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tortéi

A receita é um dos pratos mais complexos que já aprendi a fazer, mas também um dos mais deliciosos da culinária italiana, trazida pelos imigrantes ao Sul do Brasil. É como um rondele recheado com abóbora (cabotiá) - veja no centro da foto. Acompanha molho de frango e salada colorida. Preste atenção no passo a passo e delicie-se!

Ingredientes
400g de abóbora cabotiá cortada em cubos e sem casca*
1/2 colher de Sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela a gosto
100g de queijo parmesão ralado
3 ovos
6 xícaras de farinha (aprox.)

Modo de preparo
Parte 1
Primeiro uma explicação sobre a abóbora... você pode compra-la fresca e cortar em cubos, sem as sementes, e cozinhar estes cubos na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Ao retirar da panela, a casca se solta com muita facilidade.

Quando ela estiver cozida (apenas em água) e bem molinha, jogue fora as cascas e a água, e coloque só a abóbora num recipiente. Esmague com um garfo, como se fosse fazer um purê. Acrescente uma colher de sopa de canela, meia colher de sal e duas colheres de açúcar, misture bem e reserve.

Parte 2
Agora vamos fazer a massa, simples, igual a de macarrão. Apenas ovos e farinha!
Misture bem até dar o ponto e deixe descansar uns dez minutos. Depois, abra a massa com um rolo de forma que fique bem firme e fina.

Parte 3
Cubra toda a superfície da massa com a abóbora reservada anteriormente. Salpique bastante queijo ralado por cima e enrole. (ver foto)
Recheie e enrole com cuidado!

Parte 4
Depois vem um detalhe curioso, porém necessário. Coloque a massa já recheada em cima de um pano grande e bem limpo. Enrole com cuidado e amarre as pontas do pano. Mergulhe tudo em uma grande panela de água fervente. Feche a tampa e deixe cozinhar por 40 minutos. (ver fotos)

Enrole num pano brancoUna as pontas e ferva numa panela
Parte 5
Após o período de cozimento, retire com cuidado e abra o pano. A massa deve estar bem cozida! Corte em fatias (ver foto) e coloque-as numa travessa. Cubra com molho de frango (ou de sua preferência) e bom apetite!
 
 

Risoto de Frango

Ingredientes

2 xícaras de arroz parbolizado
200g de frango desfiado
200g de molho de tomate (peneirado ou com pedaços de tomate)
100g de molho quatro queijos
1 caldo de galinha
5 colheres de sopa de molho shoyu
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 pimenta dedo-de-moça picada sem as sementes
1/2 taça de vinho branco
Água fervente
Sal e óleo a gosto



Modo de preparo

Comece com um pouco de óleo numa panela para fritar a cebola e o alho.

Quando estiver bem douradinho, acrescente o frango desfiado, a pimenta, uma pitada de sal e o shoyu. Mexa bem e tampe a panela. Com o vapor, o frango vai cozinhando por igual.

Em seguida, acrescente o arroz e meia taça de vinho branco, misture bem e tampe novamente por 30 segundos. Mexa bem novamente, cuide para o arroz não grudar no fundo e acrescente, aos poucos, a água fervente, o molho de tomate e 1 caldo de galinha já diluído. A água deve formar um caldo acima do arroz em, mais ou menos, o dobro da quantia de sólidos que há na panela.

Deixe cozinhar por 15 ou 20 minutos, sempre mexendo bem.

Quando estiver mais seco e o arroz começar a aparecer na superfície (mexa sempre para não grudar no fundo da panela) e você perceber que o arroz já está no ponto, desligue o fogo. Acrescente o molho quatro queijos e misture bem. Tampe a panela para que o calor continue agindo por mais uns minutos e está pronto para servir.

Também pode ser servido decorado com pequenos tomatinhos-cereja, lascas de parmesão ralado e cheiro verde.
Bom apetite!